14/05/2012

O melhor bolo que conheço

Por gostar muito de cozinhar,procurei me aprimorar.Cheguei a trabalhar com comunidades carentes ensinando culinária.Aprendi muito sobre bolos decorados e artísticos,docinhos e salgados para festas.Procurei passar tudo que aprendi a mulheres pobres,dando a elas uma ferramenta que abriu a porta do sucesso a muitas delas.Sempre passei a elas a receita do bolo da minha mãe,pois não há nada igual.Ele serve para todos os sabores e para todos os fins.Faça e depois me conte!
                                   
                                MASSA  DE BOLO( O MELHOR)

INGREDIENTES:2XÍCARAS DE FARINHA DE TRIGO
                            1 XÍCARA DE FÉCULA DE BATATA
                            100 GR DE MARGARINA
                            6 OVOS(CLARAS SEPARADAS)
                            2 XÍCARAS DE AÇÚCAR
                            1/2 XÍCARA DE LEITE( PODE SE SUBSTITUIR POR LEITE DE COCO)
                            1 COLHER DE FERMENTO QUÍMICO

                                MODO DE FAZER

Bata as claras em neve firma. Reserve.Misture a farinha,fécula e o fermento. Reserve!
Bata as gemas, o açúcar e a margarina até ficar um creme clarinho(aqui está o segredo)
Junte o leite e vá acrescentando,na velocidade mínima,a mistura da farinha.
Por último acrescente as claras em neve delicadamente,mexendo de baixo para cima.
Fica uma massa firme!
Coloque em assadeiras untadas e enfarinhadas.
Asse em forno pré aquecido em 180 graus até dourar.Não deixe ficar muito escuro.

13/05/2012

Quiche de abobrinha

Esta era uma das receitas que mamãe fazia pensando em mim!Tive que reformulara,pois mamãe usava canecas como medida e os queijos eram de sua fabricação!

                                      QUICHE  DE ABOBRINHA

INGREDIENTES  DA MASSA:2 XÍCARAS DE FARINHA DE TRIGO
                                                   1 OVO
                                                   1/2 LATA DE CREME DE LEITE
                                                   2 COLHERES DE MARGARINA
                            RECHEIO: 2 ABOBRINHAS RALADAS
                                               2 OVOS BATIDOS
                                               2 XÍCARA DE QUEIJO PROVOLONE RALADO
                                               2 COLHERES DE PARMESÃO RALADO
                                               1/2 LATA DE CREME DE LEITE
                                               1/2 XÍCARA  DE CHEIRO VERDE
                                               2 COLHERES DE FARINHA DE TRIGO


                                      MODO DE  FAZER
Misture todos os ingredientes da massa.Amasse,faça uma bola e deixe  descansar por meia hora na geladeira.Abra a massa forra uma assadeira de torta.
Misture todos os ingredientes do recheio,tempere a gosto coloque por sobre a  massa.Leve assar em 180 graus até dourar(mais ou menos 30 minutos)

   

11/05/2012

Pudim de padaria

Quando meu pai comprou um restaurante em Cerqueira César, minha mãe que fazia muitas coisas gostosas  teve que adaptar suas receitas para a venda.O seu pudim era muito bom mas inviável para venda pois ficava um pouco caro, foi então que ela criou esta receita que é barata e deliciosa!
                     
                                              PUDIM DE PADARIA

INGREDIENTES: 1/2 LITRO DE LEITE
                              1 1/2 XÍCARA DE AÇÚCAR
                              1 1/2 XÍCARA DE FARINHA DE TRIGO
                              2 COLHERES DE MARGARINA
                              3 OVOS
                              50 GR QUEIJO PARMESÃO RALADO

CALDA DE CARAMELO:1 1/2 XÍCARA DE AÇÚCAR

                                        MODO DE FAZER

Faça uma calda levando o açúcar a derreter em fogo baixo até ficar um caramelo.Unte uma forma de pudim e reserve.Leve ao liquidificador os ingredientes da massa.Bata bem
Coloque na forma caramelada  e leve a cozinhar em banho maria.,por mais ou menos 50 minutos.
 
         

08/05/2012

Quiche de zuppa( abóbora)

Dentre as coisas que eu mais gosto está a zuppa (abóbora como se fala no Brasil).Gosto dela refogada,sufle,feito em salada etc.
Como minha mãe sabia disso viva criando comidas com ela.Das receitas que eu mais gostava estava esta que passo hoje para vocês e uma rosca que passo outro dia.Naquela época ela chamava de torta aberta hoje dizemos Quiche.
                                         
                                  QUICHE  DE ABÓBORA

MASSA: 250GR DE  FARINHA  DE TRIGO
               200GR DE MANTEIGA
               1  GEMA    E UM OVO INTEIRO
RECHEIO: 1 COLHER DE MARGARINA
                  1 CEBOLA PICADA
                  1 KG DE ABÓBORA  CORTADA EM CUBOS
                  4   GEMAS
                  250 ML DE CREME DE LEITE FRESCO OU LONGA VIDA
                  250GR DE QUEIJO PARMESÃO RALADO
                  5 CLARAS EM  NEVE
                  1 PITADA DE ALECRIM
                  SAL E PIMENTA A GOSTO
MODO DE FAZER:Junte todos os ingredientes da massa,amasse até ficar homogênio Abra com o rolo  e coloque em uma forma de torta de maneira que fique com uma altura de 3 cm.
A parte doure a cebola na margarina.junte a abóbora,tempere com sal e deixe refogar até que desmanche.
em uma tigela bata as gemas junte o creme de leite,o queijo,o refogado da zuppa e o alecrim.Por último acrescente as claras em neve delicadamente.Põe por sobre a massa e leve assar por 40 minutos.
                                 
               
           

06/05/2012

Tronco de goiabada

Esse era o doce que que nunca faltava  em uma festa em minha casa,o que variava era a decoração.Para um aniversário decorava o tronco de acordo com a idade do aniversariante,no meu caso que era no Natal ela decorava com frutas vermelhas colocava um papai Noel sentado do lado ou em cima.Foi o primeiro doce decorado que fiz ,quando tinha 7 anos.
Minha mãe dizia que o importante não era fazer uma comida cara ,mas sim fazer com amor,bem feito e bem decorado.
                                     TRONCO DE GOIABADA

INGREDIENTES  DA  MASSA : 6 OVOS(CLARAS SEPARADAS)
                                                      6 COLHERES ( SOPA ) DE AÇÚCAR
                                                      6 COLHERES( SOPA)  DE FARINHA DE TRIGO  PENEIRADA

 INGREDIENTE  DO RECHEIO  200GR DE GOIABADA CREMOSA OU SE NÃO TIVER  LEVA AO FOGO GOIABADA COM ÁGUA,LIGA O FOGO E DEIXA ATÉ DISSOLVER.

INGREDIENTES DA COBERTURA :300 GR DE CHOCOLATE AO LEITE DERRETIDO
                                                             100ML DE CREME DE LEITE

                                                                         MODO  DE   FAZER
Bata as claras bem firme,vá acrescentando as gemas uma a uma enquanto bate.Bata até ficar clarinho.Junte o açúcar e bata bem.Tire da batedeira e vá acrescentando aos poucos a  farinha de trigo ,mexendo delicadamente de baixo para cima.Leve assar em forma forrada com papel manteiga.Forno 180 graus,até que comece dourar.Não deixe assar muito.Assa muito rápido.
Tire do forno.espere esfriar.Solte o papel .Corte as laterais se estiverem duras,passe a goiabada.com o auxílio do papel enrole a rocambole.deixe enrolado no papel por uns minutos ,até pegar a forma..Corte chanfrado um pedaço para fazer a divisão do tronco Cole com goiabada em uma extremidade.(Como na gravura)Misture a parte o chocolate derretido com o creme de leite e decore o tronco.Pode usar bicos.

Pode variar o recheio usando cocada,doce de leite,creme de confeiteiro,geléias etc.......tudo que sua vontade mandar!





05/05/2012

Batatas gratinadas com alecrim

Desde pequena fui avessa a comer carne,acho que só vim para amar os animais mas isso criava um problema em minha casa,pois todos eram carnívoros.Mamãe sempre respeitou minha preferência e procurava fazer sempre pratos gostosos sem carne.A receita de hoje e uma das milhares com batata que ela me fazia.Acredito que essa foi a primeira que ela me fez,em uma época em que eu ,pequenina, teimava em comer alecrim em tudo.Eu adorava seu cheiro e ainda hoje ele me atrai muito.
                 
                               BATATAS   GRATINADAS   COM ALECRIM

   INGREDIENTES; 50 GR DE MANTEIGA
                                 50 GR DE FARINHA DE TRIGO
                                 2  XÍCARAS DE CREME DE LEITE
                                 1 COLHER DE ALECRIM
                                 1 DENTE DE ALHO AMASSADO
                                 1 COLHER (CHÁ) DE SAL
                                 1 KG DE BATATAS CORTADAS EM FATIAS FINAS
                                 QUEIJO PARMESÃO RALADO A GOSTO
                                 PIMENTA DO REINO A GOSTO



        MODO DE FAZER

         NUMA PANELA ,COLOQUE  EM FOGO MÉDIO A MANTEIGA,PARA DERRETER.JUNTE A FARINHA,MEXENDO ATÉ OBTER UM CREME LISO.AOS POUCOS, VÁ ACRESCENTANDO O CREME DE LEITE .DEIXE FERVER ATÉ ENGROSSAR.RETIRE DO FOGO E ADICIONE O ALHO,ALECRIM,O SAL,A PIMENTA E AS BATATAS.COLOQUE NUM REFRATÁRIO,SALPIQUE O QUEIJO,CUBRA COM PAPEL ALUMÍNIO E ASSE POR 45 MINUTOS.RETIRE O PAPEL E DEIXE DOURAR.

04/05/2012

Arroz com espinafre

                                     ARROZ  COM  ESPINAFRE

INGREDIENTES-4 COLHERES DE MANTEIGA
                               1 CEBOLA  PICADINHA
                              2 COLHERES AZEITE DE OLIVA
                              2 XÍCARAS DE FOLHA DE ESPINAFRE PICADAS
                              1 CENOURA PICADA
                              1 LITRO DE CALDO DE GALINHA QUENTE
                              1 XÍCARA DE PIMENTÃO VERMELHO EM CONSERVA OU TOMATE SECO
                               SAL A GOSTO

COMO FAZER: Aqueça metade da manteiga com o azeite.Adicione o espinafre,a cenoura,a cebola e refogue.
Acrescente o arroz e refogue mexendo sempre.Com uma concha, vá  adicionando o caldo de galinha,aos poucos,acrescentando mais a medida que o arroz for secando.Tempere com sal a gosto.
Quando o arroz estiver cozido, junte delicadamente o pimentão ou tomate seco.Desligue o fogo e junte a manteiga restante.Tampe a panela por 15 minutos,sirva em seguida.

GOSTARIA DE ESCLARECER QUE TODAS AS RECEITAS FORAM ADAPTADAS PARA A NOSSA REALIDADE,POIS ELA TINHA QUE FAZER DESDE OS  CALDOS,ATÉ O QUEIJO ,REQUEIJÃO,MANTEIGA SEM OS INSTRUMENTOS DE COZINHA QUE NÓS TEMOS HOJE.